Serviços

- CONSULTAS

A consulta nutricional consiste em uma completa avaliação incluindo o rastreamento metabólico, avaliação do gasto energético, avaliação alimentar, clínica e antropométrica, seguida pelo estabelecimento de metas e objetivos, reeducação alimentar e elaboração do plano alimentar individualizado. Tudo isso de maneira saudável, prática, integrando sempre corpo e mente. Os atendimentos em consultório são individuais e pode ser estendida a família, em esquema de Personal Diet, em que a profissional vai até sua residência para um acompanhamento personalizado.

Como é a consulta?

A consulta clínica em consultório consiste em uma completa avaliação do paciente seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado.

• Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que possa conhecer os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.
• Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que seja avaliado o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é finalizada com análise física para que possa detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outras anomalias.
• Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcularemos o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.
• Avaliação do gasto energético: o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do paciente através de dados relacionadas às suas atividades diárias e também informações sobre a prática de exercícios. A partir destas informações calcularei o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente.
• Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente diz quais são suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.
• Reeducação alimentar: a nutricionista discute com o paciente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar é iniciado e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.
• Elaboração do plano alimentar personalizado: todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários. Incluem ainda a montagem de orientações nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que devem ter o consumo aumentando, noções de hidratação e a montagem do plano alimentar personalizado. A nutricionista elaborará o plano alimentar do paciente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o paciente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e entregue em uma semana pós a primeira consulta.

- PERSONAL DIET - ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTA

Trata-se de um atendimento personalizado, onde a nutricionista elabora um plano alimentar individualizado baseado nas preferências alimentares e de acordo com as necessidades fisiológicas, nutricionais e objetivos do paciente. Público alvo: Crianças, adolescentes, adultos, idosos, praticantes de atividades físicas, gestantes, pessoas com patologias que necessitam de terapia nutricional, pessoas que queiram ganhar ou perder peso, deficientes. Onde o atendimento pode ser realizado: casa, consultório, local de trabalho: escritório, empresas etc, academias de ginástica, clubes. Serviços oferecidos no Personal Diet:

• Reeducação alimentar e orientação para uma alimentação equilibrada;
• Cardápios personalizados especiais (emagrecimento, ganho de peso, etc);
• Orientação na lista de compras e visita ao supermercado;
• Orientação para entendimento dos rótulos dos alimentos;
• Orientação na higienização e conservação dos alimentos (despensa, geladeira, freezer);
• Orientações sobre técnicas de preparo, armazenamento e conservação dos alimentos;
• Orientações sobre congelamento de alimentos;
• Orientações em receitas light;
• Orientação de alimentação fora de casa, trabalho, festas, férias, viagens, esportes e para quem mora sozinho etc.

- EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA (BIA)

O exame de bioimpedância é um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste na pesagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. A impedância corporal é a resistência corporal e a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade da mesma feita em Ohms (?). Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica pela grande quantidade de água e eletrólitos; por outro lado, a gordura e osso são pobres condutores. Não é indicado para gestantes e portadores de marcapasso. O exame é totalmente indolor e para que não interfira no resultado o paciente deve fazer um preparo para a realização do Teste de Bioimpedância (BIA):

• Estar nomohidratado – beber em média 2 litros de água no dia anterior ao exame;
• Não fazer uso de medicação diurética no dia anterior à realização do exame;
• Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos 12 horas que precedem o teste;
• Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chá mate, chocolate) por 12 horas que antecedem o teste;
• Não estar em período pré-menstrual e menstrual;
• Não devem apresentar retenção hídrica (inchaço);
• Devem remover todos os acessórios, adornos e peças contendo metal para a realização dos exames.

- CARDÁPIO PERSONALIZADO

Atualmente já se sabe que são inúmeras as causas para o ganho de peso e a dificuldade de perdê-lo. São aplicados alguns questionários para verificação de hábitos alimentares, de saúde, de estilo de vida, verificação das possíveis causas do ganho de peso, questionário de sinais e sintomas clínicos. Depois é elaborado o plano alimentar de acordo com os hábitos e necessidade do paciente. Nada de restrições rígidas, mas sim um plano rico em nutrientes para o alcance do emagrecimento. O plano não é para contar calorias, mas sim saber escolher alimentos com mais nutrientes e melhores para perder peso. Você vai ser sempre acompanhado até conseguir o seu objetivo.
 Nutricionista saude caixa goiania, Nutricionista Goiania, Reeducação Alimentar, Dieta, Personal Diet

Fones:
(62) 3995-2230 / Whatsapp (62) 98310-5455

Edificio Prospère Office Harmony
Alameda Ricardo Paranhos, nº 799, Sala 306, Setor Marista, CEP: 74175-020 - Goiânia-GO

© Copyright 2013 - Hortência Guimarães - Todos os Direitos Reservados

nutricionista, nutricionista goiania, nutricionista em goiania